Powered by Smartsupp
Fundo
Fundo

Notícias
CrediSeara

Projeto Bem Cultivar executado pela CrediSeara, avança com ações práticas nas propriedades familiares


O projeto piloto Bem Cultivar – Produção de Alimentos Saudáveis, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com apoio do Ceades e Sebrae, e executado em parceria com a CrediSeara, avança em sua nova fase com resultados concretos nas propriedades das famílias agricultoras atendidas. A iniciativa tem como foco o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção de práticas sustentáveis no meio rural e está sendo implementada pelo Departamento de ATER da CrediSeara nos municípios de Seara, Itá, Arabutã, Paial e Arvoredo.


Atualmente, 25 famílias estão em fase ativa dentro do projeto, com atuação em diferentes cadeias produtivas: 15 famílias na bovinocultura de leite, duas em agroindústria, quatro na produção de hortaliças, duas em fruticultura, uma na produção de grãos e uma na área do turismo. 


O assessor técnico da CrediSeara e responsável pela condução do projeto, Ezequiel Giaretta, explica que todas as famílias receberam, até o momento, cinco visitas técnicas. "Começamos em janeiro com o diagnóstico inicial, que consistiu no levantamento de informações sobre a realidade de cada propriedade, incluindo dados sobre produção, produtividade, uso de insumos, número de animais, área cultivada e práticas sustentáveis. Em fevereiro, com base nesse diagnóstico, realizamos o planejamento socioprodutivo em conjunto com cada família e, a partir desse planejamento individualizado, cada propriedade iniciou a execução de ações específicas visando o aprimoramento da produção e a adoção de práticas sustentáveis. Ao todo, foram planejadas 115 ações entre todas as famílias, sendo que cerca de 80 delas já estão em fase de execução”, detalha Ezequiel, ao ressaltar que ao menos uma ação do planejamento deve ser realizada pelas famílias durante o projeto.

A família do Kaimar Scussel e da Naska, associados da CrediSeara, participam do projeto e recebem o acompanhamento do assessor técnico em sua propriedade. Inicialmente, eles trabalhavam apenas com o plantio de milho, mas vendo o potencial da família e a organização da propriedade foi que com a vinda do projeto, pensou-se em substituir a área plantada e transformar no cultivo de hortaliças para melhorar a renda financeira da família. “Com a vinda deste projeto podemos realizar o nosso sonho de trabalhar com o cultivo de hortaliças. No início, foi uma mudança muito grande para a nossa família, uma vez que o meu marido deixou de trabalhar fora para se dedicar somente para a propriedade. Nós já começamos a produção das nossas próprias mudas, plantamos mais de 2.000 unidades e seguimos em expansão. Estamos muito felizes com o resultado e com o auxílio da CrediSeara e do projeto”, salienta Naska. 

Conforme explica o assessor técnico da cooperativa, diversas soluções vêm sendo aplicadas na propriedade para garantir o sucesso do cultivo, como por exemplo o uso da cobertura do solo antes do plantio das mudas e o uso de bioinsumos, além de outras técnicas. Essas práticas contribuem para a retenção da umidade, a preservação da qualidade das plantas e a prevenção de pragas. Os resultados já são visíveis, refletindo diretamente na evolução da propriedade e no fortalecimento da agricultura familiar local. “Com esse auxílio estamos começando com uma produção muito boa e evoluímos muito em pouco tempo de projeto. São iniciativas assim que ajudam a fortalecer o pequeno produtor e proporcionar mais bem estar e qualidade de vida para uma comunidade inteira”, salienta Naska. 

Na próxima fase do projeto, as famílias receberão mais três visitas de acompanhamento técnico, voltadas ao monitoramento e à continuidade das ações já iniciadas e mais uma visita final, onde será realizado um novo diagnóstico para avaliar os impactos do projeto, comparando os resultados com os dados levantados no início da iniciativa. “O projeto vem demonstrando seu potencial transformador nas propriedades atendidas. Acompanhamos de perto o empenho das famílias em executar ações que vão resultar em mais qualidade, produtividade e sustentabilidade no campo”, conclui Ezequiel Giaretta.

Com seu encerramento previsto para dezembro de 2025, o projeto piloto Bem Cultivar - Produção de Alimentos Saudáveis, representa mais um passo importante da CrediSeara em seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização da agricultura familiar na região. 



Notícias CrediSeara Se liga nas novidades