Powered by Smartsupp
Fundo
Fundo

Notícias
CrediSeara

Geração do Cooperativismo: CrediSeara promove palestra nas escolas sobre a cultura do cooperativismo


Com o objetivo de despertar nos jovens a cultura da cooperação, formar cidadãos mais conscientes, solidários e cooperativos. Promover a educação financeira, a responsabilidade social e a sustentabilidade e, atuar no ambiente escolar fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento social, no mês do cooperativismo a CrediSeara desenvolve nas escolas dos municípios de sua área de abrangência o projeto Geração do Cooperativismo - Construindo o futuro com a CrediSeara. 

O programa foi pensado para ser trabalhado com os alunos de turmas do segundo e terceiro ano do ensino médio de escolas dos seis municípios onde a cooperativa possui agências de atendimento. Por meio de uma palestra é abordado o tema cooperativismo, sua história, a importância do sistema e a criação da primeira cooperativa no mundo. O início do cooperativismo no Brasil e a primeira cooperativa de crédito do país. Além disso, a palestra aborda a criação da CrediSeara e a sua história, como sendo a primeira cooperativa de crédito nascida no município de Seara.

Para reforçar o aprendizado de forma prática, os alunos participaram de atividades lúdicas que ilustraram os princípios cooperativistas. Em uma das dinâmicas, cada aluno recebeu um balão com o objetivo de mantê-lo cheio durante toda a atividade. A proposta era mostrar que, no cooperativismo, o objetivo comum só é alcançado com respeito, cuidado e cooperação mútua, ou seja, o foco não era competir ou estourar o balão do colega, mas sim garantir, juntos, que todos permanecessem no jogo. Uma metáfora simples, mas poderosa sobre o valor da união e do espírito coletivo. 

Ao fim da atividade, os alunos receberam o Passaporte do Cooperado Jovem, um material exclusivo que marca o início da sua jornada no universo do cooperativismo. O passaporte apresenta os sete princípios do cooperativismo, e para cada princípio há uma missão relacionada para ser cumprida. A proposta é que, por meio dessas tarefas, os estudantes possam vivenciar na prática os valores cooperativistas, desenvolvendo atitudes de responsabilidade, solidariedade, participação e cidadania. Mais do que um material educativo, o passaporte simboliza o compromisso da CrediSeara com a formação de uma geração mais consciente e atuante.

A palestra, conduzida pelo assessor técnico da CrediSeara, Ezequiel Giaretta, fortalece o vínculo da CrediSeara com a comunidade, ao mesmo tempo que evidencia o papel fundamental da cooperativa na promoção da educação, no incentivo à cooperação e na construção de uma vida financeira mais consciente e sustentável. “Levar o cooperativismo para dentro das escolas é uma forma de mostrar aos jovens que existem caminhos baseados na união, na solidariedade e na responsabilidade. A CrediSeara não é apenas uma instituição financeira, mas sim uma parceira no desenvolvimento das pessoas e das comunidades onde está inserida", destaca o assessor técnico da CrediSeara.

Conforme expressa a diretora da Escola Municipal Arvoredo, Maira Nondillo, trabalhar o cooperativismo com os alunos é essencial para desenvolver valores que fazem diferença dentro e fora da escola. “O projeto desenvolvido pela CrediSeara proporciona essa vivência de forma concreta, despertando nos estudantes uma nova forma de olhar para o mundo. Esse tipo de iniciativa contribui significativamente para a formação de cidadãos conscientes, preparados para atuar com ética e cooperação em qualquer ambiente social ou profissional”, ressalta a diretora. 

A presidente da CrediSeara, Deomira Tedesco, destaca  que com iniciativas como o projeto Geração Cooperativista, a cooperativa reafirma seu papel transformador na sociedade, investindo na educação e no protagonismo juvenil. “Ao levar conhecimento, valores e oportunidades para dentro das escolas, a CrediSeara contribui para a formação de uma geração mais engajada, consciente e preparada para construir um futuro coletivo mais justo e sustentável. O retorno positivo dos alunos reforça que o caminho da cooperação é, acima de tudo, uma escolha que gera impacto real na vida das pessoas e no desenvolvimento das comunidades”, conclui a presidente.


Notícias CrediSeara Se liga nas novidades