Transformar uma história semeada por tantas mãos em palavras é um gesto de reconhecimento, coragem e respeito ao passado. Foi com esse propósito que a CrediSeara lançou, na última quinta-feira (06), o livro “CrediSeara, 30 anos”, uma obra rica e inspiradora que eterniza a trajetória da cooperativa desde sua fundação. A publicação celebra três décadas de compromisso com o desenvolvimento local e a prosperidade mútua, solidificando um legado que se projeta para as futuras gerações.
O evento de lançamento, realizado em Seara, reuniu autoridades, lideranças, sócios fundadores, conselheiros e ex-conselheiros, colaboradores e representantes de entidades parceiras. A noite foi marcada por reencontros, emoção e pelo orgulho coletivo de quem acompanha de perto a força, presença e o compromisso com o cooperativismo que a CrediSeara possui na sua área de abrangência.
A construção do livro apresenta a história da CrediSeara e contextualiza o cooperativismo de crédito no Brasil. Dividida em cinco capítulos, a publicação revela os desafios, conquistas e transformações vividas ao longo de três décadas. Ao final, estão reunidos registros históricos importantes, como os nomes dos sócios fundadores, a lista de membros presentes na assembleia de criação e o histórico dos conselhos de administração e fiscal. Fotografias, ilustrações, depoimentos, poesia e até trechos de músicas enriquecem a experiência do leitor, conferindo cor, forma e emoção à narrativa. Outra experiência possível de ser vivenciada com a obra é a versão em audiolivro, acessível por QR Code permitindo ao leitor ouvir e sentir a história da CrediSeara em outro ritmo com voz, sensibilidade e afeto.
Uma das reflexões centrais do livro gira em torno do nome “Seara”, que significa “campo semeado” ou “terra cultivada”. Termos que refletem exatamente o que a cooperativa representa: trabalho coletivo, dedicação e colheita compartilhada. A publicação foi produzida pelo Instituto Catavento – Gestão e Produção Cultural, com entrevistas realizadas entre setembro e outubro de 2024, nos formatos presencial e online. Foram ouvidas 26 pessoas, entre sócios fundadores, colaboradores, conselheiros, ex-conselheiros, todos os ex-presidentes da cooperativa, além de lideranças comunitárias e representantes de entidades parceiras.
Como destaca o primeiro presidente da CrediSeara, Gilso Giombelli, os registros reunidos em palavras, ilustrações e fotografias foram escolhidos com o cuidado de representar a diversidade de rostos, sonhos e caminhos que integram a CrediSeara, bem como os diversos sistemas produtivos no meio rural e os empreendimentos urbanos. “Entre páginas e lembranças, revelam-se as várias gerações que, ao longo de três décadas, deram forma e sentido a esta construção coletiva, uma obra feita por muitas mãos, corações e esperanças”, lembrou.
A presidente da CrediSeara, Deomira Tedesco, destacou que o livro é mais do que um registro histórico, é um gesto de valorização do passado ao mesmo tempo que simboliza o compromisso da cooperativa com a memória, com o território e com o futuro das comunidades onde atua. “Este livro representa o cuidado que temos com a nossa história e com quem faz parte dela. O lema do Ano Internacional das Cooperativas de Crédito é ‘Cooperativas Constroem um Mundo Melhor’, e a CrediSeara cumpre esse papel todos os dias, interessando-se verdadeiramente pelas pessoas. Escrever essa obra é transformar a memória em legado, um testemunho de que o desenvolvimento territorial sustentável e solidário é possível quando se acredita no poder da cooperação e do cooperativismo em sua essencia”, finaliza a presidente da CrediSeara.
O livro ‘CrediSeara, 30 anos’, está disponível nas agências da cooperativa nos municípios de Seara, Itá, Arvoredo, Arabutã, Concórdia e Paial e pode ser adquirido pelos associados.